Sem escada rolante desde 2013, a estação Unisinos da Trensurb, em São Leopoldo, voltou a contar com o equipamento. Nesta terça-feira (9), uma das quatro novas escadas rolantes do local foi colocada em funcionamento. Até o fim do dia, outras duas devem ser ligadas ecolocadas à disposição dos usuários. O último equipamento, porém, ainda não tem data para ser inaugurado.
A promessa inicial da empresa era de que as escadas rolantes estivessem a pleno em setembro. Depois, passou para a primeira sexta-feira de outubro. Por fim, foi confirmada para esta segunda-feira (8), o que também não foi cumprido.
As três que estão aptas para uso ficam localizadas no acesso à plataforma, no acesso ao terminal de integração e no centro comercial.
O contrato para construção e instalação das seis escadas rolantes — quatro na Unisinos e duas na estação São Leopoldo — foi assinado em setembro do ano passado com a ThyssenKrupp, ao custo de R$ 3,3 milhões. A empresa ficou responsável por fazer projeto, montagem, instalação, garantias e assistência técnica, além da remoção das escadas estragadas.
A Trensurb precisou realizar quatro licitações para conseguir resolver o problema. Nas duas primeiras, não houve interessados. Na terceira, a concorrência foi aberta e houve vencedora, que chegou a assinar a documentação. Porém, o contrato não previa a retirada das escadas antigas, e a empresa se recusou a fazer o serviço.