Depois de quase cinco anos e meio, enfim, as obras de recuperação ponte sobre o Rio dos Sinos, na RS-020 em Taquara, vai começar. A previsão é que o início dos trabalhos ocorra na próxima segunda-feira (4), quando as máquinas devem iniciar o estaqueamento da ponte.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o canteiro de obras nas margens do lado do munício de Igrejinha já foi instalado. A ponte está localizada no quilômetro 44 da rodovia.
- A instalação ocorreu no local por oferecer condições técnicas favoráveis, além da facilidade da execução de um acesso para a entrada do equipamento necessário para os trabalhos de reforço das fundações - diz nota da autarquia.
No lado de Taquara a construtora Engedal está complementando o canteiro de obras. A empresa chegou a se mobilizar em setembro de 2018, mas uma alteração no projeto adiou o início dos trabalhos.
Não haverá necessidade da criação de desvio. No entanto, o Daer informa que será preciso que os motoristas respeitem o limite de velocidade durante o período de secagem do concreto.
A obra deve ser concluída em julho ao custo de R$ 1,22 milhão. O projeto prevê a execução de vigas e estacas adicionais, para dar mais estabilidade à construção. A recuperação da estrutura será feita com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Os problemas na região começaram em agosto de 2013 depois de uma sequência de dias chuvosos, com aumento no nível do rio. A ponte foi afetada e técnicos da autarquia encontraram riscos à estrutura.