Ao que tudo indica, enfim, a recuperação da ponte sobre o Rio dos Sinos, na RS-020 em Taquara, vai começar. A construtora Engedal chegou a se mobilizar em setembro de 2018, mas uma alteração no projeto adiou o início dos trabalhos.
Na semana passada, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que realizava "alguns ajustes no contrato para iniciar os serviços". Agora, a autarquia informa que não há mais "pendências para o começo dos trabalhos".
- A empresa está com dificuldade em acessar o local e, em razão disso, está em contato com a prefeitura municipal para obter um licenciamento ambiental para a retirada de árvores nas proximidades - diz nota enviada pelo departamento.
Como a ordem de início das obras já foi dada, o Daer informa que irá notificar a empresa para que a recuperação comece imediatamente. A construtora Engedal informou que, agora, a obra só depende da empresa e que os trabalhos irão começar "logo".
O atraso na realização dos serviços ocorreu porque foi necessário alterar o projeto. O Daer ainda não informou qual o valor atualizado da obra, que foi contratada ao custo de R$ 1,22 milhão.
O projeto prevê a execução de vigas e estacas adicionais, para dar mais estabilidade à construção. Serão seis meses de trabalho no km 44 da rodovia. A recuperação da estrutura será feita com recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).
Os problemas na região começaram em agosto de 2013 depois de uma sequência de dias chuvosos, com aumento no nível do rio. A ponte foi afetada e técnicos da autarquia encontraram riscos à estrutura.