O deputado estadual Juvir Costella, eleito para a próxima legislatura pelo MDB, será anunciado às 14h desta sexta-feira (21) como novo secretário dos transportes a partir de 2019. Secretário do Turismo, Esporte e Lazer no governo de José Ivo Sartori, Costella foi a indicação do partido para compor o governo de Eduardo Leite. Seu nome já vinha sendo apontado como mais cotado. A pasta é vista como uma grande vitrine pelo MDB.
Natural de Guaporé e morador de Esteio, o servidor público estadual aposentado tem 59 anos e terá, pela primeira vez, o desafio de comandar uma área relacionada à infraestrutura. E ele terá, como uma das primeiras missões, concluir as obras de duplicação da RS-118, que já duram 12 anos.
A obra precisará de R$ 50 milhões nos próximos meses. Se isso ocorrer, a expectativa do atual governo é de que seja possível finalizar os trabalhos no fim do primeiro semestre de 2019.
- Sei o tamanho do desafio. Quero criar um corpo técnico, com o aval do governador, para buscar as soluções que precisamos - disse ele.
Caberá ao novo secretário definir o futuro do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Levantamento de 2016 apontou que a autarquia tem mais de mil servidores e custa R$ 575 mil por dia ao governo.
- O Estado mudou. Tem que andar. Temos que definir qual o verdadeiro papel do Daer - avalia Costella.
O deputado precisará cumprir um desejo do governador eleito. Eduardo Leite quer o fim da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Também terá a missão de lançar a nova concessão das rodovias estaduais. A RS-287 e a RS-324 deverão ser as primeiras repassadas para a iniciativa privada.