A proposta apresentada pelo grupo paulista CCR, de administrar a BR-101, freeway, BR-386 (entre Canoas a Carazinho) e Rodovia do Parque, com pedágio ao custo de R$ 4,30, foi confirmada pela comissão de outorga da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Este é mais um passo do leilão, que foi realizado em 1° de novembro.
As quatro empresas que perderam a disputa têm até o fim do mês para contestar o resultado. Em dezembro está prevista a homologação da concorrência. A assinatura do contrato deve ocorrer em 9 de janeiro.
A partir daí, a concessionária terá um mês para iniciar a recuperação das estradas e a cobrança de pedágio, que inicialmente será apenas nas praças da freeway, em Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. A cobrança nos demais pontos — quatro ao longo do trecho concedido da BR-386 e uma na BR-101 — está previsto para março de 2020.
Serão 473,5 quilômetros administrados pelo Grupo CCR. A empresa precisará fazer um investimento de R$ 7,8 bilhões em obras e R$ 5,6 bilhões em manutenção durante os 30 anos previstos de contrato.
Veja como será o calendário de obras
2019: trabalhos iniciais, com intervenções emergenciais, como tapa-buracos e reparos no acostamento, melhorias na sinalização vertical (placas) e horizontal (pinturas na pista) e colocação de taxas refletivas em 100% do trecho concedido
2020 a 2023: recuperação de todas as rodovias, incluindo recapeamento de trechos e reforma estrutural de passarelas e viadutos
2021 a 2030: duplicação de Lajeado a Carazinho (BR-386)
2031 a 2036: adequação da duplicação de Canoas a Tabaí (BR-386) e alargamento da freeway, de Gravataí a Osório