A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai bloquear novamente o acesso ao X no Brasil.
A agência informou nesta quinta-feira (19) que está trabalhando com as operadoras e tem o “apoio ativo” da própria Cloudflare, empresa cuja solução de segurança de sistemas permitiu ao X driblar o bloqueio, para retomar o bloqueio.
Em nota, a Anatel ainda afirmou que houve má fé da da empresa de Elon Musk: “A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”.
O ministro Alexandre de Moraes também impôs uma multa de R$ 5 milhões por dia pelo descumprimento do bloqueio da rede social, que pode ter d ser paga pelo X ou pela Starlink.
Veja a íntegra da nota:
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que, ao longo do dia 18/9, constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis.