Os números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) trazem uma grande notícia. Pela primeira vez em muito tempo, caiu o número carros levados pelos ladrões no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados, o furto de veículo reduziu, na Capital, 13,3%, enquanto que o roubo de veículo diminuiu 14,3% em 2016, se comparado ao ano anterior.
Para se ter uma ideia de quão boa é essa nova: Zero Hora publicou recente notíciamostrando que houve acréscimo de 57% no roubo de veículos nos últimos cinco anos, passando de 5.887 nos seis primeiros meses de 2012 para 9.225 no mesmo período de 2016.
E aumento de 35% nos furtos de veículos, nos primeiros semestres. Uma elevação três vezes maior do que a frota. Se comparados aos anos inteiros, também ocorreu aumento, mas menor do que esses índices.
É provável que algumas políticas na área de segurança pública estejam dando certo – torçamos que sim. Uma delas é a Operação Desmanche, que coíbe ferros-velhos e outros locais de desmonte irregular de veículos.
Ela é feita por uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, BM, Detran e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Foram mais de 50 desmanches fechados em 2016, tudo com base na nova e rigorosa legislação, que obriga identificação, etiquetagem e fotografia de cada carro e cada peça vendidos.
Outra ação, essa a cargo exclusivo da BM, é a Operação Avante, que reprime crimes, via barreiras sistemáticas nas principais avenidas das cidades gaúchas mais atingidas por esse tipo de crime. Um dos delitos mais visados é o roubo de veículos, partindo da máxima que o criminoso "anda sobre rodas".
A terceira providência, que pode estar dando frutos, é a presença da Força Nacional de Segurançano patrulhamento ostensivo, desde o segundo semestre de 2016. A verdade é que, com mais policiais nas ruas, um dia o crime tem de ceder. Tomara que seja o começo de uma tendência.