A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
No clima das festas de fim de ano, o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Mario Lucas Ieggli, fez, a pedido da coluna, uma sugestão de vinho aos leitores para brindar 2025. É quando o enólogo da Bodega Czarnobay, de Bento Gonçalves, na Serra, assumirá a entidade, até então gerida por Ricardo Morari.
Segundo Ieggli, "não tem mistério": a dica é seguir o gosto pessoal.
— Abrir um bom espumante do seu gosto. Seja brut, moscatel. Harmonize e brinde com os seus familiares — sugere o dirigente.
E a dica vem de uma experiência de 17 anos no mundo do vinho. De Porto Alegre, Ieggli foi apresentado ao setor pelo seu sogro, da Bodega Czarnobay, empresa onde hoje é enólogo e sócio-diretor.
O novo presidente também tem formação em Enologia e Viticultura pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e trabalhou como enólogo em vinícolas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Entre as prioridades da sua gestão, Ieggli cita a continuidade do trabalho de Morari, que inclui a Avaliação Nacional de Vinhos, o Concurso do Espumante Brasileiro e o Brasil Wine Challenge. Somado a isso, o dirigente elenca a melhoria da sede da ABE e o esforço na regulamentação da profissão.