A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana deixam estragos na produção agrícola. Na região Sul, uma das afetadas, a chuva acumulada de segunda até esta quarta-feira (25) somava 300 milímetros.
O aguaceiro afeta especialmente a produção de cebola, tradicional na região. Segundo a Emater, há relatos de estragos também em lavouras de arroz do sul do Estado.
Emerson Colares de Souza, produtor em Capororocas, interior de Tavares, diz que a água cobriu cerca de dois hectares do plantio de cebolas. Somente uma pequena área mais alta do terreno se salvou. Ele prevê perdas em quantidade e em qualidade da produção.
— Foi feia a coisa. Espalhou a cebola para os lados dos canteiros. Vamos recuperar, mas é um trabalho muito grande e com certeza dará prejuízo — relata.
A agricultora familiar Crismara Soares Novelly descreve cenário parecido. Na sua propriedade, também na região de Tavares, a água encobriu cerca de três hectares de cebolas. Na vizinhança, diz, a chuva chegou a entrar na residência de alguns produtores.