O início da Expointer marcará também a materialização do Hub do Agro dentro do parque Assis Brasil, em Esteio. O projeto, lançado na feira do ano passado, inaugura agora sua parte física. O prédio abre oficialmente as portas nesta sexta-feira (23) e, nos nove dias de exposição, será a casa do Innovation Agro, espaço que reúne soluções e startups com foco no setor, as agtechs.
Depois, dá espaço à proposta de ser uma incubadora de soluções para o agronegócio, em uma parceria firmada entre a prefeitura de Esteio e a Feevale. É também um primeiro passo, explica o prefeito Leonardo Pascoal, na direção da criação de um ecossistema de inovação, trazendo a oportunidade de dar vida útil ao palco da Expointer ao longo de todo o ano.
— Mirando no futuro, gostaria de enxergar o parque como uma espécie de "Instituto Caldeira" do Agronegócio, com vários hubs de inovação voltados para a inovação e a tecnologia do setor. O hub agro é esse catalisador, esse pontapé inicial — projeta Pascoal.
Mais do que ideias, a meta é fomentar o setor de serviços pelo qual passa o desenvolvimento do município, que tem o menor território do Estado, para os próximos anos e décadas, avalia o prefeito. Nesse primeiro momento, o prédio do Hub do Agro, que tem 118 metros quadrados, compostos por um mezanino, espaço de coworking, administrativo e auditório, servirá como incubadora de projetos de inovação para atender às demandas agropecuárias.
— Temos uma experiência de 20 anos com o Feevale Techpark, com essa proposta de desenvolver tecnologia e inovação. Isso vamos levar para o Hub do Agro, potencializando ideias voltadas ao setor, dentro desse espírito de reconstrução — completa José Paulo da Rosa, reitor da universidade.