A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A solidariedade entrou em pista na tela do cavalo Caramelo na noite desta segunda-feira (13). Primeiro item de uma relação de 95 no catálogo, o quadro foi vendido por R$ 130 mil no leilão #LevantaRioGrande do Martelo Solidário. O valor total será destinado às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Com 56 centímetros de largura e 47 centímetros de altura, a pintura com tinta acrílica e aquarela foi leiloada junto de uma poesia do compositor e pecuarista Gujo Teixeira. A cena, que virou símbolo nesta semana da resistência gaúcha frente à tragédia climática no Estado, foi pintada pelo artista plástico argentino José Acuña.
Além dele, outras celebridades também ajudaram o leilão de diversas formas. O brother Matteus, do Big Brother Brasil, doou sua boina, que foi leiloada nesta edição. O tricampeão mundial de surfe, Gabriel Medina, entregou uma prancha e uma camiseta autografada. Uma camiseta do Santos, autografada pelo eterno Rei Pelé, também foi dada para o evento.
— Quando começou o movimento de anunciar esses lotes, vieram doações importantes. Depois, as próprias celebridades nos procuraram . Além disso, tem muitas doações de pessoas anônimas e objetos de uso pessoal, que mostram um desprendimento para poder ajudar — conta o leiloeiro Arthur Freitas, um dos organizadores da iniciativa.
Presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler), Fábio Crespo, que também está no comando do martelo, acrescenta que a adesão foi tamanha, que novas edições do leilão Martelo Solidário serão realizadas.
— A ideia é ajudar o máximo de pessoas possível. Cada aquisição com a receita terá prestação de contas, de forma transparente, no perfil do Martelo Solidário — completa Crespo.
O leilão também recebeu contribuições por pix (martelosolidario@gmail.com).