O temporal registrado na noite passada acabou levando estragos também à 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. A força do vento provocou danos às estruturas de expositores dentro do parque e fez com que os organizadores decidissem suspender a programação nesta quinta-feira (21). Conforme o coordenador-geral da feira, Marco Antonio Dornelles, o dia será para remontar o que foi afetado com o objetivo de retomar as atividades nesta sexta-feira (22), dia do encerramento. Houve deliberação sobre um pedido para que se "compensasse" essa pausa ampliando o evento até o sábado (23), mas isso não ocorrerá.
— Em respeito à segurança do visitante, do expositor, dos trabalhadores, que são centenas, cancelamos o dia de hoje. Causou um grande imprevisto porque caravanas já estavam a caminho. A reconstrução será até o dia de amanhã, quando terá a programação normal — explica Marcílio Drescher, presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Também por medida de segurança, animais que estavam em pavilhões (estruturas) montados foram retirados e não devem retornar ao parque. Os que ficam em espaço construído, permanecerão.
— Vamos tentar remontar isso tudo. Não houve nenhum dano pessoal, e nem com os animais, que foram retirados. Foram apenas danos materiais — reforça Dornelles.
Os prejuízos ainda estão sendo mensurados pelas empresas. A Expoagro Afubra começou na terça-feira (19) e é uma das principais feiras voltadas à agricultura familiar.