É de taça em taça que os sentidos do mercado vão sendo aguçados para a produção de vinhos da Campanha. Esse contato “presencial” com a singularidade da vinificação da região ganha uma vitrine importante a partir da próxima semana. Oito vinícolas da região estarão com suas marcas no estande da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha no Wine South America, que ocorre de terça a quinta-feira, em Bento Gonçalves, na Serra — a Miolo, que também integra a entidade, terá espaço próprio.
— Esse é o momento que as vinícolas têm para ir atrás de novos mercados, assim como de fortalecer os laços existentes. Esse contato muito pessoal é muito importante. Tem a questão sensorial, de provar — argumenta Pedro Candelária, da Vinícola Campos de Cima, de Itaqui, e presidente da associação.
A Campanha contempla uma área de 44,36 mil quilômetros quadrados e 14 municípios, com características que concedem singularidade à vitivinicultura. Tanto que, desde 2020, os rótulos passaram a ter o direito de ostentar a Indicação de Procedência (IP), um atestado das condições únicas da região.
Para Candelária, o próximo passo no avanço da atividade é a consolidação de infraestrutura, de forma a garantir um espaço ao enotursimo.
— Em produção do vinho, já estamos bem estabelecidos, mas em questões enoturísticas, falta estrutura. Havendo melhor infraestrutura, há também melhor escoamento das vendas e chegada de insumos — completa o dirigente da associação.
As vinícolas que marcarão presença no estande da associação na Wine Sotuh America são: Batalha e Peruzzo (Bagé), Bodega Sossego (Uruguaiana), Campos de Cima (Itaqui), Pueblo Pampeiro (Santana do Livramento), Dunamis, Guatambu e Vinhos Dom Pedrito (Dom Pedrito).