A 46ª edição da Expointer, que começa no dia 26 de agosto traz uma nova marca para o espaço da agricultura familiar no parque Assis Brasil, em Esteio. Um número recorde de 372 empreendimentos, 35 a mais do que no ano passado, estará presente. Dividirão um espaço de 338 estandes e sete cozinhas, com direito, é claro, a novidades no cardápio. Uma delas vem da Serra. A agroindústria Sítio da Goiabeira traz uma novidade para a quinta participação na feira: uma geleia de figo, vinagre balsâmico e manjericão.
— Muitos clientes que são alérgicos ou não gostam de pimenta sempre perguntam se não teríamos alguma geleia ou doce que combinasse com carne ou salgados. Só tínhamos Laranja, Gengibre e Canela que harmoniza melhor com carnes brancas. A Clair fez então esta combinação: figo, vinagre balsâmico e manjericão, que ficou ótima e combina bem com qualquer salgado, até no pão — conta Estevão Lopes Biz, que toca o negócio ao lado da esposa, Clair Cavalli Biz.
A agroindústria começou a funcionar no início de 2017 e, desde 2018 (com exceção de 2020), marca presença no pavilhão na Expointer. Além da novidade, levarão para a feira deste ano geleias com açúcar — em torno de 20 sabores, alguns em três tamanhos de potes —, com pimenta (10 sabores com, no mínimo, dois ardores diferentes) e diet (produzidos com xilitol, em torno de 12 sabores). Na divisão das tarefas, Clair produz as geleias e Estevão, as frutas, faz a colocação das etiquetas e o acabamento, além da de compras, vendas e entregas.
A maior parte das frutas usadas como matéria-prima, 90%, vem da propriedade. As exceções ficam com abacaxi, sem produção na Serra por conta do frio e uva e morango, que exigem dedicação exclusiva. Há testes sendo feitos para geleias de frutas vermelhas, que incluem mirtilo e framboesa. Se der certo, passarão a ser produzidas pelo Sítio da Goiabeira.
— As outras feiras que participamos durante o ano são ótimas, mas a Expointer é maravilhosa, sem igual — avalia Estevão, sobre a importância de estar no espaço das agroindústrias em Esteio.