Falar sobre estiagem quando está chovendo e em meio ao lançamento da Expointer pode parecer estranho, mas faz o maior sentido. É quando as precipitações estão em alta que se ganha fôlego para buscar as ações estruturais de enfrentamento a um problema cíclico.
As medidas apresentadas pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em nova etapa do programa criado para endereçar o problema, haviam sido acenadas em fevereiro deste ano. Agora, tomam forma e prazos.
O avanço a partir do subsídio para incentivar a adoção de sistemas de irrigação é tímido — a estimativa é entre cinco mil e seis mil hectares —, mas deverá ter uma sequência, com abrangência ampliada. Perguntado sobre a meta numérica — ou seja, quanto do total cultivado se espera que conte com os sistemas —, Leite afirmou:
— Pelo que estamos desenhando, temos uma expectativa bastante firme de que o programa que virá pela frente, ainda mais robusto, será capaz de gerar um impacto muito positivo ao longo dos próximos três anos em termos de ampliação da área irrigada no Estado, mas é um esforço continuado.
O foco, acrescentou ele, são as culturas da soja "pela relevância que têm", e a do milho que afeta inclusive a indústria de proteína animal. As frustrações de safra geram a necessidade de trazer o produto de fora, o que adiciona custo e tira a competitividade das empresas do setor.
Outro ponto ainda a ser endereçado no avanço da irrigação está relacionado à legislação. O licenciamento necessário tem esbarrado, segundo o setor, em entraves legais. Com relação ao Bioma Pampa, o Estado estima ainda em agosto apresentar uma proposta, detalhou o chefe da Casa Civil, Artur Lemos:
— Está em fase final, já obtivemos rodadas com minutas, mas a gente vem mudando a cada passo que nos reunimos. Acreditamos que nesse mês de agosto possamos desenhar uma apresentação.
Sobre as novas medidas
Com recursos previstos do programa Supera Estiagem, o governador Eduardo Leite anunciou a publicação de dois novos editais orçados em R$ 86,9 milhões para ações que possam mitigar os prejuízos da escassez hídrica. Os recursos são do Tesouro do Estado. Os editais devem ser lançados nesta sexta-feira (11).