A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Em tempos em que estiagem e temporal estão cada vez mais comuns no Rio Grande do Sul, ter uma previsão precisa e na palma da mão pode fazer toda a diferença na hora de o produtor rural tentar mitigar danos no campo. Só que a maioria dos modelos meteorológicos existentes foram desenvolvidos em países europeus ou pelos Estados Unidos, o que significa que, ao usá-los no Brasil, por exemplo, a precisão cai para 39%.
— Não é à toa que o setor do agro tem uma forte rejeição com a previsão climática, desde o Google até a pessoa do tempo na televisão — diz Kallil Chebaro, gerente global de digital growth.
Foi diante dessa lacuna de mercado que a empresa de tecnologia Ignitia, com sede na Suécia, da qual Chebaro faz parte, desenvolveu um serviço de previsões climáticas hiperlocalizadas para agricultores e empresas do agro brasileiras. Há duas semanas no ar, um e-commerce foi lançado para facilitar a assinatura mensal do produto.
Com taxas de acerto que variam de 75% a 90%, o serviço quer ser mais do que uma previsão climática, continua Chebaro:
— É uma espécie de inteligência climática, que não dá apenas a previsão, mas assume também o papel de consultor meteorológico e agrônomo, de certa forma. Na hora de assinar o produto, o agricultor informa quais são os seus cultivos, onde mora, e o serviço passa a ser customizado especificamente para a sua realidade.
Informações como temperatura, pluviosidade, umidade, velocidade do vento, evapotranspiração e gráficos personalizados são enviados por WhatsApp ou SMS do produtor — já que em diversas regiões rurais o sinal de internet ainda é deficitário.
— Se vai chover depois de amanhã e o produtor está na época de fertilização, a tecnologia vai informá-lo da previsão e da possibilidade dele perder todo o insumo se aplicar amanhã — exemplifica o gerente global.
Para facilitar o acesso ao e-commerce, a empresa deve lançar nos próximos meses um aplicativo. Entre as suas funcionalidades, haverá a atualização em tempo real dos dados climáticos da propriedade e alertas de semeaduras e doenças.
Em plena divulgação do serviço, os principais mercados que a empresa visa atualmente são os da região Sul, Centro-Oeste e interior de São Paulo.