A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O concurso que vai escolher a nova Miss Brasil será na noite deste sábado (8), e no quesito gentileza, a candidata gaúcha já sai na frente. A rio-grandina Maria Eduarda Brechan, de 19 anos, presenteou as demais 26 candidatas ao título com um produto típico gaúcho e diferenciado: um mel de terroir produzido no Vale do Taquari.
Além de valorizar a produção local, a iguaria se destaca pelo requinte. O mel da marca Afável é um produto 100% natural, cru e feito com análise de pólen, o que permite identificar a origem e a região das flores. Um verdadeiro sabor "premium" da flora gaúcha.
Bebeto Azevedo, coordenador do Miss Universo no Rio Grande do Sul, conta que conheceu o produto através de uma ação de divulgação da própria marca. E logo pensou que seria um presente à altura da competição:
— É totalmente inusitado. Quando se fala em Rio Grande do Sul, as pessoas associam a churrasco e chimarrão. Conhecemos este mel de qualidade, e então pensamos em unir um produto diferenciado, que é um orgulho para o RS, a mulheres que têm a característica de serem as mais diferenciadas em seus Estados.
Junto com as embalagens de mel entregues a cada uma das participantes, um cartão em nome da candidata gaúcha ajudou a adoçar o clima de competição. A iniciativa, não tão comum em outras edições, foi recebida com grata surpresa pelas concorrentes.
— Pensamos na representatividade de entregar algo doce, que pode trazer boas energias, deixar a pessoa melhor. É um carinho com o desejo de que as coisas sejam tranquilas e com a mensagem da sororidade — completa o coordenador.
Produzido a partir do néctar de flores de uvas japonesas e de flores silvestres nativas do Rio Grande do Sul, o mel da Afável é feito com manejo que combina técnica artesanal e extração moderna. Ou seja, além da experiência de um produto único, propicia um consumo com consciência ambiental.