A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Teve recorde na pista do concurso leiteiro da 44ª Expoleite e 17ª Fenasul, no parque Assis Brasil, em Esteio. Com apenas três anos, a fêmea de brinco 423 da Granja Ferraboli produziu inéditos 87,2 quilos na categoria jovem da raça holandesa. Superou, inclusive, a campeã na categoria adulta, brinco 407, da mesma granja, que produziu 80 quilos.
— Estourou a boca do bolão — brincou Marcos Tang, presidente da Associação de Criadores de Gado Holandês (Gadolando).
Segundo o dirigente, a conquista só foi possível por causa do trabalho realizado dentro da porteira — a Granja Ferraboli não é estreante no banho de leite, que é a tradicional comemoração da competição:
— (O animal) fez isso devido à qualidade, mostrando que o produtor está fazendo a escolha e o melhoramento genético corretos.
Dono da dupla vencedora na raça holandesa, Paulo Ferraboli conta como chegar ao resultado:
— Uma genética boa, ser bem criada, alimentada e ter sanidade.
Outro cuidado que o produtor teve foi o de trazer os animais com antecedência ao parque Assis Brasil, para se acostumarem. Foi, inclusive, o primeiro a chegar, como publicou a coluna.
No concurso leiteiro da raça jersey, a maior produção foi da fêmea Gema Potencia Harmonia Chrome, do box 154, com 49,7 quilos. Na categoria jovem, La Estancia 5586 Hera foi a vencedora, com 29,5 quilos. A fêmea resulta da parceria entre a Cabanha Santa Clara e o produtor Ivan Rodrigues da Silva. Para a presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS, Ângela Maraschin, dona da campeã adulta, "não tem segredo":
— É um trabalho de equipe grande, de genética, alimentação e bem-estar.