Uma as medidas que havia sido solicitada — e anunciada — para reduzir os impactos da estiagem para produtores familiares no Rio Grande do Sul, a anistia do Programa Troca-Troca de Sementes foi confirmada em portaria publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial do Estado. Pelo texto, todos os agricultores que buscaram as sementes subsidiadas serão contemplados com o pagamento de 100% das parcelas pelo Piratini. O montante aportado é de R$ 22,5 milhões e deve beneficiar aproximadamente 41 mil famílias.
— É pouco, mas ajuda bastante o produtor. Agora, precisamos avançar na anistia do Troca-Troca de Forrageiras e consolidar essa questão do subsídio estadual à taxa de juro de financiamentos para que no próximo Plano Safra já estejam dentro — observa Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).
A entidade já se reuniu com técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural para tratar do projeto de programa que viabilize o uso de recursos do RS para subvenção da taxa de juro em algumas linhas de financiamento do Plano Safra. Na prática, isso reduziria o custo do crédito tomado para a produção.
— Quando estamos em um momento de safra frustrada, com as dívidas chegando, toda medida que venha para reduzir esse impacto é uma forma de ajudar — avalia Ronaldo Santini, titular da pasta.
No anúncio da anistia do Troca-Troca de Sementes, o governo havia sinalizado que estariam aptos a buscar o benefício agricultores de municípios com decreto de situação de emergência em razão da estiagem. Mas a medida acabou sendo ampliada para todos os que buscaram o programa. Sobre o pedido para o programa das forrageiras, Santini explica que uma questão do regulamento impede que o Estado cubra 100% da parcela:
— A ideia posta é aumentar o percentual do subsídio.
Na semana passada, a Fetag organizou uma mobilização em Porto Alegre, cobrando medidas ainda sem respostas para o enfrentamento da estiagem. Segundo a entidade, mais de 2,5 mil agricultores participaram do ato, que terminou em frente ao Palácio Piratini.