Faça sol ou faça chuva, as competições na pista do cavalo crioulo no Parque Assis Brasil, em Esteio, estarão "cobertas". A cobertura do espaço vem para não ficar debaixo do mau tempo.
As obras — um investimento de R$ 3,5 milhões, a ser feito pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e um associado — devem começar no final deste mês e se estender até junho. A estrutura deve estar pronta para a Expointer, quando é realizada a final do Freio de Ouro. Presidente da ABCCC, César Hax, lembra que a chuva "traz transtornos e desigualdades na forma de avaliar o Freio de Ouro".
— Na prova de andadura, acontece de 10 animais passarem na pista seca e o restante andar na molhada. Prejudica o desempenho dos animais — esclarece.
A arquibancada e as pistas de aquecimento também contam com projetos de cobertura permanente. Mas, por enquanto, estes ainda vão ficar no papel, adianta Hax. Até lá, continuarão a ser cobertas com estruturas temporárias.
E, com as obras em andamento, foram definidos os locais das classificatórias ao Freio de Ouro deste ano. O Bocal de Ouro, por exemplo, ocorrerá de 1º a 7 de maio em Rolante (RS), enquanto a Classificatória Gaúcha Sul será em Bagé (RS), de 22 a 28 de maio, e a Classificatória Gaúcha Norte em Uruguaiana (RS), de 5 a 11 de junho. Já a Classificatória Regiões 5, 7 e 8 será em Araranguá (SC), de 19 a 25 de junho, e a Classificatória Aberta em Camaquã (RS), de 10 a 16 de julho.
*Colaborou Carolina Pastl