O mistério só será desfeito nesta quarta-feira (22), para quando a Cooperativa Languiru e a empresas chinesas ITG e TJJT marcaram a divulgação de um fato relevante. O anúncio será em Porto Alegre. A crise financeira enfrentada pela cooperativa e o recente acordo firmado com a francesa Lactalis trazem a expectativa de uma parceria seja sinalizada entre as partes.
O que o coluna apurou é que representantes das empresas do país asiático vieram ao Estado para a primeira participação na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no início do mês. E acabaram esticando a estadia.
A Xiamen ITG Holding Group pertence ao governo chinês e no ano passado alcançou a 106ª posição no ranking global das 500 maiores empresas da Fortune. A Hainan Guomao Tianjiao Technology tem uma fatia que pertence ao Grupo ITG e outra ao capital privado. Quem está no RS é a CEO Ling Ping.
A Languiru tem uma assembleia geral marcada para o próximo dia 30 na sua sede, em Teutônia, no Vale do Taquari. Fundada em 1955, tem atividades em diferentes segmentos. Além de laticínios, que entra no acerto com a Lactalis, produz aves, suínos, embutidos e rações.
O portfólio inclui supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Soma 6 mil associados e 3 mil funcionários.