Tem mudança no mercado de leite do Rio Grande do Sul. A francesa Lactalis e a cooperativa Languiru anunciaram nesta terça-feira (14) uma parceria para que o leite captado pelos associados seja entregue à empresa. Por meio desse acerto, os pagamentos de produtores e transportadores passará a ser feito pela marca europeia. O acordo não inclui ativos da cooperativa, que enfrenta uma crise financeira.
Diretor de Comunicação e ESG da Lactalis, Guilherme Portela explica que é um contrato de longo prazo pelo qual a Languiru será remunerada pela prestação de serviços — fomento da atividade leiteira, com o objetivo de ampliar volumes. A duração do acordo e os valores a serem pagos não são informados.
— A cooperativa passará a entregar 100% do seu leite para a Lactalis. Além do pagamento, a parte de insumos necessários à produção de leite também passa a ser atendida pela empresa — completa Portella.
Na medida do possível, funcionários da planta industrial da Languiru também serão absorvidos pela companhia francesa, que tem uma unidade em Teutônia, sede da cooperativa. Em contrapartida, funcionários da Lactalis da região terão acesso a um convênio firmado com supermercados, farmácias e agrocenters da Languiru.
No comunicado, presidente da Languiru, Dirceu Bayer, fala que a parceria é parte do processo de reposicionamento da cooperativa. Já o CEO da Lactalis no Brasil, Roosevelt Júnior, avalia que a negociação segue modelo considerado exitoso adotado em outras regiões do país. Cita como exemplos as parcerias com as cooperativas CCPR, em Minas Gerai, e Cativa, no Paraná.
— Vamos unir a expertise da Languiru no campo e a eficiência produtiva da Lactalis, que vem se somando a cooperativas no fomento à produção de lácteos nas principais regiões produtoras do Brasi — ponderou o CEO.
A empresa francesa entrou no Brasil em 2014 e, de lá para cá, executa um plano de expansão, que lhe concedeu a liderança na captação nacional de leite. O negócio mais recente foi a compra da joint venture Dairy Partners Americas (DPA), formada por Nestlé e Fonterra, que tem no portfólio marcas como Chambinho, Chamyto e Chandelle.