Um negócio entre gigantes do ramo lácteo. Assim pode ser descrita a venda pela Nestlé e pela Fonterra da joint venture Dairy Partners Americas (DPA) no Brasil à Lactalis. Na prática, significa que marcas como Chambinho, Chamyto e Chandelle entrarão na linha de produção da empresa que fabrica produtos da marca Parmalat, Batavo e Elegê a partir de meados de 2023.
Pelo contrato, será uma absorção de funcionários e plantas industriais. As duas fábricas da DPA serão acrescidas às 23 da Lactalis. Assim como os 1,3 mil funcionários, que devem virar 10,9 mil, somando os já atuantes na empresa compradora.
Falando em marcas, a Lactalis ficará responsável pela fabricação e distribuição de Chambinho, Chamyto e Chandelle. Para essas, os direitos de propriedade intelectual no país serão transferidos com a aquisição. O acordo também prevê uma licença de longo prazo para o uso de marcas da Nestlé, como Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados, de modo que a DPA continue a fabricar e distribuir esses produtos.
Em nota, o presidente da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, afirmou estar confiante no acordo “para continuar desenvolvendo as marcas da Nestlé na categoria de lácteos refrigerados no Brasil”. Já para o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot, a aquisição da DPA traz complementariedade ao portfólio da empresa.
— Além de ajudar a ampliar nossa cobertura comercial por meio da expansão de áreas geográficas — completa Sauvageot.
Os termos do acordo serão submetidos à apreciação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
*Colaborou Carolina Pastl