Quase três anos depois de chegar ao comando da superintendência do Ministério da Agricultura no Estado, a auditora fiscal federal agropecuária Helena Pan Rugeri está de malas prontas para assumir um novo posto em Brasília. Na Capital federal, estará à frente da coordenação-geral de Qualidade Vegetal, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. A área faz parte da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.
— Essa é a minha área de origem — diz Helena que não resistiu a esse que foi o terceiro convite para ocupar a função.
Engenheira agronômica de formação, ela diz que o principal argumento para o aceita é a qualidade técnica da equipe, já estruturada e que permanece. A nomeação para o novo cargo e a exoneração do antigo saíram no Diário Oficial de 1º de fevereiro. A posse em Brasília será na próxima segunda-feira (6). José Ricardo Cunha fica como superintendente interino no Estado.
Sobre a experiência acumulada nos quase três anos de comando, Helena observa:
— Minha relação tanto com o setor produtivo, como o político foi de alto nível, nunca fiquei em uma saia justa. Sempre consegui falar o que entendia que seria necessário dizer e sempre fui compreendida.
Helena também faz questão de destacar o comprometimento da equipe técnica do ministério para o desenvolvimento do setor agropecuário, dizendo ser "muito comprometida e capacitada".
O trabalho do Departamento de Inspeção Vegetal é a verificação dos 82 padrões de produtos de origem vegetal que envolvem a qualidade, tanto para consumidores domésticos quanto para o mercado internacional. Caberá à Helena, também, o acompanhamento das notificações internacionais e participação nas negociações.