Ficou para sexta-feira (28) a validação do preço de referência do leite ao produtor gaúcho. A reunião do Conseleite foi remarcada para que se pudessem tratar de temas levantados na pauta. Como a solicitação para uso de recursos do Fundoleite para pagar a entidade que levanta os dados que embasam o cálculo do valor.
— É uma demanda que tem recebido nossa atenção. Estamos em uma construção coletiva para ver como será feito — explica o secretário estadual da Agricultura, Domingos Velho Lopes, que ontem se reuniu com representantes do setor.
Um deles, o coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, que saiu satisfeito com a notícia de que outros projetos, encaminhados ao Fundoleite, estão perto da execução.
São 10 propostas com aval do Conselho Deliberativo do fundo já encaminhados ao departamento financeiro, para que possa ser feita a contratação. Uma 11ª teve pedido de complementação. O processo faz parte dos trâmites necessários para a liberação de recursos do fundo, provenientes de valores recolhidos por litro de leite.
Para o acesso, é preciso passar pelo crivo do conselho, presidido pela Secretaria da Agricultura. À frente da pasta desde abril, Domingos explica que essa tramitação vinha sendo detalhada para o setor em reuniões. E que, inclusive, foram feitos ajustes de metodologia a pedido do segmento. As modificações, acrescenta, exigiram que as propostas fossem reavaliadas pelo conselho.
Presidente do Sindilat-RS, Guilherme Portella pontua que as propostas representam investimentos no campo, que ajudarão a diminuir o custo.