O impasse em assuntos da pauta fez com que os integrantes do Conseleite, conselho paritário de indústria e produtores de leite, adiassem a reunião em que são divulgados os valores de referência — o consolidado do mês passado e o projetado, do próximo. Uma das questões refere-se ao acesso de recursos do Fundoleite para o pagamento dos serviços prestados pela universidade que faz o levantamento de dados usados como base no cálculo das cotações.
— O Conseleite corre o risco de suspender as atividades por falta de recursos para bancar o trabalho — entende Eugênio Zanetti, coordenador do conselho e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).
Atualmente, o custo é dividido entre indústria e produtores. Foi sugerido que os recursos do fundo pudessem ser acessados, retirando esse ônus, com o qual as entidades de produtores argumentam não terem condições de arcar.
As empresas têm pago sua parte, mas há um passivo referente à parcela das entidades de produtores. Zanetti pontua que é preciso ter uma definição sobre a possibilidade de uso do fundo daqui para frente e de como resolver o que está em aberto.
Uma agenda com representantes do Sindilat-RS com a Secretaria da Agricultura estava marcada para esta quarta-feira (26). E deve abordar esse entre outros temas relacionados ao setor. Diretor-executivo da entidade, Darlan Palharini acrescenta que havia outras deliberações a serem feitas pelo Conseleite, além do pagamento, que fizeram com que se adiasse a reunião. Pontua, no entanto, que associadas têm cobrado uma resposta para os projetos de fomento do setor que buscam receber recursos do Fundoleite.
A queda brusca no valor a ser pago pelo litro de leite é vista com preocupação pelos produtores, apesar do recente alívio nos custos, reflexo da redução nos preços dos fertilizantes. O argumento é de que não há como suportar quantias inferiores aos custos. A projeção para o mês de setembro havia sido de R$ 2,2799 o litro, índice que representa uma redução de 12,04% sobre o consolidado de agosto (R$ 2,5920).