Subsidiária da Minerva Foods, a MyCarbon fechou sua participação no 1º leilão de crédito de carbono do mercado voluntário realizado na Arábia Saudita com uma fatia importante dos negócios: 20% do total comercializado. Promovido pelo Fundo de Investimento Público do país, foi o primeiro do tipo no Oriente Médio. Foram comercializadas mais de um milhão de toneladas de gases de efeito estufa na forma de créditos de carbono auditados e certificados.
— Com pouco mais de um ano de atuação, já alcançamos posição relevante no mercado de crédito de carbono, na América do Sul, apoiando a pecuária de baixas emissões junto a nossos fornecedores, bem como a transição para uma atuação mais sustentável em nossos clientes — pontuou Eduardo Bastos, CEO da MyCarbon.
Recentemente, Bastos esteve em encontro da Rede Técnica de Cooperativas (RTC) do Estado, falando sobre o potencial desse mercado. A MyCarbon tem conexão direta com o trabalho desenvolvido pela Minerva, maior exportadora de carne bovina da América do Sul. A empresa tem uma meta de chegar a 2035 com zero emissão líquida de carbono. E desenvolveu com produtores fornecedores o Programa Renove, que se propõe a medir o balanço de carbono nas propriedades, oferecer suporte técnico para melhorar a performance e facilitar a entrada no mercado de créditos de carbono
Em entrevista à coluna no final de 2021, o diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods, Taciano Custódio, contou que três projetos-pilotos de mensuração da emissão de carbono foram desenvolvidos, um deles com 22 fazendas brasileiras. E em 21 , a emissão estava abaixo da média, sendo 10 consideradas "carbono negativo".
Neste ano, a Minerva Foods fez dois embarques de carne (do Uruguai) com certificação carbono neutro.