Dos negócios de máquinas às vagas de trabalho temporário geradas, a 45ª Expointer foi marcada por números superlativos. Eles se aplicam inclusive aos desafios para as próximas edições, como o de acomodar uma quantidade cada vez maior de veículos no estacionamento, que já soma 22 mil vagas, mas teve lotação completa em mais de um dia.
Titular da Secretaria de Agricultura, Domingos Lopes Velho entende que o Plano Diretor do parque, em construção, devendo ser finalizado ainda em 2022, trará as diretrizes necessárias para novos avanços na estrutura. Opções para ampliar as vagas de estacionamento, em formatos horizontais e verticais, estão sendo analisadas.
Outro ponto que promete ajudar na logística do entorno é a conclusão do viaduto da cabeceira de acesso da BR-448 (Rodovia do Parque) para a Avenida Celina Chaves Kroeff. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, explicou que o governo federal passou o domínio do trecho ao município:
— Passada a feira, a intenção é que se dê início ao processo de contratação do Executivo e se viabilize a obra.
Nascido em Esteio, o governador Ranolfo Vieira Júnior enfatizou a logística "extraordinária do parque Assis Brasil", que fica às margens da BR-116, com a BR-448 aos fundos, tendo ainda a BR-386 e a RS-118 nas proximidades.
— Em termos de deslocamento, é muito rápido, e a logística é fundamental. Por melhor que seja, terá um momento de "extraordinariedade" em que vai dar problema, e temos de amenizar isso — disse o governador.
Ele sinalizou que o Estado disponibilizará recursos para a obra da cabeceira. A internet também está no radar. Com a grande quantidade de pessoas que fazem uso simultâneo no evento, há congestionamento e dificuldade de acesso.