Além de serem dois grandes players do agronegócio internacional, os Estados Unidos e o Brasil têm outra característica em comum: ambos, de tempos em tempos, são afetados pela seca. Foi pensando nisso que o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Programa de Assistência Técnica Internacional do Departamento do Interior dos Estados Unidos, em parceria com o governo do Estado, estão oferecendo um treinamento virtual para gestores, técnicos e acadêmicos gaúchos.
A ideia é trazer a experiência norte-americana para a realidade dos pampas. Interessados devem se manifestar pelo e-mail vecchiaac@state.gov, por onde receberão os links de acesso aos eventos.
Confira a programação completa do programa Cooperação EUA-RS para Mitigar a Seca:
- O primeiro encontro terá como tema Abordagem integrada para a redução do risco de seca e está marcado para o dia 30 de setembro, às 14h. Na ocasião, serão apresentados uma visão geral da seca nos Estados Unidos e três pilares para reduzir o risco de seca.
- Intitulado Entendendo o impacto da seca na agricultura através de dados, o segundo encontro ocorre no dia 5 de outubro, às 14h. Neste evento, será apresentado de forma detalhada a gestão da seca.
- E o terceiro e último encontro, chamado Mitigação, Preparação e Resposta à Seca, ocorre no dia 26 de outubro, também às 14h. A proposta aqui será formular políticas públicas para o problema.
*Colaborou Carolina Pastl