Uma novidade acaba de estacionar no parque Assis Brasil, em Esteio, para a 45ª Expointer. É a barbearia móvel e cheia de estilo que promete fazer a cabeça de quem passar pela exposição. Se para os trabalhadores e visitantes essa é uma comodidade, para o proprietário da Sir Alfred, Diórgenes Gonçalves Tavares, é uma oportunidade de negócio misturada com nostalgia.
— Eu cresci na Expointer. Não sei nem expressar a satisfação que estou tendo. Sempre me identifiquei muito com a feira — conta Diórgenes, que nasceu em Esteio, mas tem família originária de Alegrete, na Fronteira Oeste.
O pai dele, José Inácio Tavares, tem uma residência nas proximidades que é anualmente locada para o período da feira. E eles eram presença cativa na exposição. A volta a bordo do trailer faz parte de um projeto profissional. Depois de ter diferentes trabalhos, Diórgenes encontrou na barbearia clássica mais do que uma profissão, uma paixão. Em março deste ano, colocou na rua o projeto do atendimento móvel, com foco em empresas e condomínios das regiões Metropolitana, Carbonífera e Serra. Foram cinco meses para "customizar" o veículo, deixando-o ao estilo clássico, tal qual o da barbearia. Desde o princípio, a Expointer estava entre os pontos prospectados para o negócio:
— Nosso objetivo é maximizar o tempo diário do cliente. Dar agilidade, comodidade, segurança. Quem trabalha aqui não conhece a cidade, não tem onde fazer barba, cabelo.
É por isso que o barbeiro está no parque desde muito antes de os portões abrirem: chegou em 12 de agosto, justamente para poder atender o contingente de trabalhadores que ajuda a colocar a feira de pé. No espaço, cuidadosamente decorado, Diórgenes também expõe os produtos da marca própria e aguça os sentidos com uma geladeira equipada com duas torneiras de chope. O caneco da largada é um agradinho para quem busca o espaço.
Os preços para o período a feira, segundo o barbeiro são especiais e variam, entre R$ 30 e R$ 60, conforme o serviço desejado.