O Banrisul recebeu o selo Evento Neutro pelo AgroShow, que ocorreu na última terça-feira, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Fornecido pela empresa Eccaplan, na prática, o selo significa que o evento é neutro em carbono.
Para fazer a compensação ambiental e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, o banco gaúcho apoiou o projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão, localizada no leito do Rio Itajaí-Açu, entre os municípios catarinenses de Apiúna, Ibirama e Lontras. Com potência instalada de 191,89 megawatts, o empreendimento produzirá energia suficiente para atender a demanda de 28 municípios da região. Com isso, deve reduzir a emissão de 290.876 toneladas de gás carbônico por ano.
— Trata-se de uma ação adotada por organizações conscientes para concretizarem sua atuação frente ao desafio das mudanças climáticas, tornando seus eventos mais sustentáveis e comprovando a neutralização de carbono realizada, com a indicação da quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado — explica a gerente de Sustentabilidade do Banrisul, Viviane Costa.
Durante o Agroshow, além de palestras, o banco lançou o seu Plano Safra 2022/2023. Cerca de cinco mil pessoas participaram do evento.
*Colaborou Carolina Pastl