Mais do que alimentos, o agronegócio brasileiro se habilita, em um contexto global, para a produção de energia renovável. E essa tem sido a dupla aposta da 3tentos, empresa gaúcha nascida em Santa Bárbara do Sul, que chegou ao centro financeiro do país, ao abrir capital, em 2021.
— O mundo está passando por uma transição energética importante — reforçou Luiz Osório Dumoncel (foto), diretor-presidente da companhia, que foi o convidado do Tá Na Mesa, da Federasul.
A confiança da 3tentos pode ser medida pela meta de quase triplicar a sua receita até 2025, para R$ 14 bilhões. Confira abaixo trechos do que Dumoncel destacou no evento.
Rumo a Mato Grosso
Com DNA gaúcho, a 3tentos caminhou na direção do Centro-Oeste, onde está construindo uma indústria para beneficiamento de soja e biodiesel e, até 2025, deve ter outras oito unidades em Mato Grosso. Luiz Osório Dumoncel explica que se buscava um relacionamento melhor com a região, que traz um “oceano” de oportunidades logísticas:
— Estamos no meio do arco sul e arco norte, ou seja, poderemos direcionar nossos produtos tanto para Paranaguá (PR) e Santos (SP) quanto para o Norte, para Tapajós, e dali cair no Oceano Atlântico e ficar mais próximo da Europa.
Com capacidade de beneficiar 4 mil toneladas/dia, a fábrica em construção deve ter o primeiro processamento de óleo em 2023.
Programa de biodiesel
O empresário discorda da decisão do governo brasileiro de manter em 10% a mistura de biodiesel ao diesel em 2022:
— O diesel é um combustível fóssil, altamente poluente, e nós estamos em um momento de transição energética. Em 2022, o Brasil deve consumir 63 bilhões de litros de diesel. Desse total, deve importar 16 bilhões. E apenas seis bilhões são biodiesel, sendo que existe capacidade instalada para se produzir quase 13 bilhões de litros.
Atenção à guerra
A guerra Rússia-Ucrânia voltou as atenções à disponibilidade de fertilizantes — a 3tentos trabalha com importação, revenda e produção (com a marca própria Tri-Fértil). Depois, observou a oferta de milho e trigo (os países são importantes produtores).
— Mas o mundo acabou se preparando muito rapidamente. Equilibrou a oferta a partir de um movimento forte de alta de preços.
*Colaborou Carolina Pastl