Faltando cerca de 50 dias para a Expointer, marcada entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no parque Assis Brasil, em Esteio, alguns nomes já estão sendo definidos. Entre eles está o do time de julgamento dos búfalos. Serão dois criadores de São Paulo compondo o júri: Caio Rossato, especializado na produção de derivados do leite de búfala, e Jonas Assumpção, especializado na criação dos animais para corte. A avaliação é na morfologia.
E a expectativa é grande, tanto por parte dos jurados, quanto pela cadeia produtiva, representada pela Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu).
— Sempre encontramos excelentes animais na pista da Expointer — afirma Rossato.
Para a presidente Desireé Hastenpflug Möller, a relevância de participar desta feira será para divulgação dos produtos:
— Queremos divulgar mais a carne e o leite de búfala, que ainda são pouco conhecidos. Vamos, inclusive, oferecer uma degustação.
Ao todo, devem participar entre 15 e 20 animais de duas raças diferentes (murrah e mediterrânea) de três a cinco criadores. Além do julgamento, previsto na quarta-feira da semana do evento, ocorrerá um leilão, na quinta-feira seguinte.
Atualmente, o rebanho de búfalos gaúcho é de 48 mil animais. Em São Paulo, chega a 114 mil, em razão de um programa de melhoramento genético mais avançado.
*Colaborou Carolina Pastl