![Jeferson Soldi / Uvibra/Divulgação Jeferson Soldi / Uvibra/Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35693337.jpg?w=300)
Para apreciar, é preciso conhecer. É com essa premissa que a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) traz um incentivo extra para celebrar a produção brasileira no dia do vinho, comemorado no domingo. A entidade premiará seis pessoas com um ano de entrega grátis de rótulos nacionais (seis por mês). Os participantes só precisam responder à pergunta “Se tem vinho brasileiro, tem o quê?”
E nada de papel e caneta. A resposta deve ser enviada por meio de um vídeo, com até um minuto de duração, que deve ser postado nas redes sociais, até o dia 5. Além de marcar a @uvibra_, deve ser usada a hashtag #diadovinhobrasileiro. Um grupo de seis jurados escolherá os seis depoimentos mais criativos.
Hoje, o Brasil tem 26 regiões produtoras de vinhos em 10 Estados (BA, ES, GO, MT, MG, PR, PE, RS, SC e SP). A maior parte está no território gaúcho: são 10 áreas de produção.
Com a retomada das atividades presenciais, vinhos, espumantes e sucos de uva seguem tendência de crescimento neste ano, avalia Daniel Panizzi, diretor da Vinícola Don Giovanni e diretor da Uvibra:
— No caso do vinho, outra mudança foi de comportamento. O consumidor provou a bebida nacional na pandemia e aprovou.
Ele se refere ao crescimento do consumo da bebida pelos brasileiros durante a pandemia, que passou de dois litros per capita por ano para 2,7. Para se ter uma ideia, só em 2020, a venda de vinhos finos cresceu 56,56%. Nos dois primeiros meses deste ano, a venda de vinhos finos no Rio Grande do Sul cresceu 46,5% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 3,86 milhões de litros. Na mesma comparação, os espumantes tiveram alta de 41,4%, com 3,51 milhões de litros. Já o suco de uva teve um avanço de 54,3%, com a comercialização de 59,58 milhões de litros.
*Colaborou Carolina Pastl