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De gole em gole, vinhos finos, espumantes e sucos de uva gaúchos estão conquistando mais espaço na mesa do brasileiro. É o que mostra os dados compilados pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) a partir do Sistema de Declarações Vinícolas (SISDEVIN) da Secretaria da Agricultura. Nos dois primeiros meses de 2022, a quantidade comercializada das três bebidas à base de uva cresceu 53% em relação ao mesmo período de 2021, somando 40,5 milhões de litros.
A maior alta foi do suco de uva, de 54,3%. Foram um total de 36,15 milhões de litros comercializados nos dois meses. Depois, foi o vinho, com crescimento de 46,5% e quase 2,3 milhões de litros. E os espumantes vieram logo atrás, superando a marca anterior em 41,4%, fechando em 2 milhões de litros.
Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta explica o cenário:
— Os eventos retornaram, o que é muito bom para movimentar o mercado de espumantes. Os restaurantes e hotéis voltaram a ter maior ocupação e, consequentemente, maior consumo.
A expectativa é de que as vendas sigam em alta, especialmente em relação aos vinhos tintos com a aproximação do inverno.
*Colaborou Carolina Pastl