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Se 2020 foi o ano do vinho, 2021 será o da retomada do espumante, que há anos vem sendo o grande cartão de visitas da produção brasileira mundo afora. Dos 414 prêmios conquistados por marcas nacionais, 303 foram para essa bebida. Dentro de casa, fatores conjunturais e investimentos também devolveram o lugar de destaque do produto.
O primeiro deles foi o avanço da vacinação no Brasil, o que fez com que os protocolos sanitários em relação à pandemia pudessem ser flexibilizados. Outro ponto a ser considerado, observa o enólogo André Gasperin, presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), é o crescimento do aporte feito pelo setor, trazendo evolução tecnológica e de qualidade ao produto final.
A superioridade das safras 2020 e 2021, beneficiadas pelo clima, a reabertura do setor de eventos e do turismo local são outros ingredientes considerados como estimulantes.
Nas festas de final de ano, o espumante ajuda a por a mesa das celebrações. A dica de Gasperin na hora da escolha para o brinde da virada é:
– Busque um produto brasileiro, da sua região que, sem dúvida, não vai errar. Há bebidas para todos os tipos de paladares e de bolsos.
Ainda sobre o recorde de medalhas, as 414, que representam 29% a mais do que o total do ano passado, vieram de 18 concursos realizados em 11 países e se somam a 5.910 medalhas registradas pela ABE desde 1995.
O dado mais recente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), de janeiro a outubro deste ano, é de que já foram comercializados 11,99 milhões de litros, volume 11% superior ao mesmo período do ano passado.
*Colaborou Carolina Pastl