Primeira federação da agricultura do país, a Farsul, do Rio Grande do Sul, serviu de modelo para outros Estados e ajudou a escrever a história do setor que segue impulsionando a economia gaúcha. Ao alcançar a marca de 95 anos de existência – comemorados ontem –, a entidade olha para as lições do passado com a tarefa de preparar o terreno para o futuro. Assim como a própria agropecuária, a entidade vem transformando sua atuação, como relata o atual presidente Gedeão Pereira:
— A Farsul vem se adaptando aos tempos. Foi fundada por pecuaristas, porque o que existia no campo era a pecuária.
A partir dos anos 90, começou a se adaptar ao momento agrícola vivido pelo país. E agora, passamos a nos preocupar com novas questões, como a do Programa Duas Safras, que olha para a suinocultura e a avicultura.
Capítulos iniciais
- Em 24 de maio de 1927, durante o 2° Congresso Rural, no Teatro São Pedro, na Capital, que nasceu a Federação das Associações Rurais do RS, a primeira do país. Na época, o Estado enfrentava grave crise na pecuária, provocada especialmente pelo contrabando de carne e de charque de Uruguai e Argentina
- A primeira sede, na Capital, foi inaugurada em 1935. Em 1965, foi elevada à categoria sindical
Passado, presente e futuro
A coluna convidou três personagens da história da federação para falar sobre os desafios que se colocam para a atividade do agronegócio e da própria entidade. Confira abaixo o depoimento do ex-presidente Luiz Fernando Cirne Lima, do atual presidente e da coordenadora da Comissão Jovem, Fernanda Gehling.
Daquele período (1968) para agora é que se estruturou o agronegócio. A federação sempre foi muito importante no concerto da agricultura. Continua e continuará sendo um elemento de coordenação de esforços da classe rural, que se mostrou à altura dos desafios nos últimos 50 anos.
A Farsul está muito presente em meu desenvolvimento como produtora e como pessoa. Aceitei estar à frente da comissão jovem por isso, para ajudar outras ‘Fernandas’. Estamos construindo o futuro agora, com foco em gestão, tecnologia e sustentabilidade. Nosso papel é mostrar que estamos fazendo a diferença.
Sem dúvida, a agricultura brasileira será a maior do mundo. A Farsul vem se adaptando aos momentos vividos pela atividade. O foco da gestão atual tem três vieses: o ambiental, o da irrigação e o do Programa Duas Safras (que se propõe a fomentar a produção de inverno do Estado, com impacto que pode chegar a 7% do PIB).