Começou nesta semana a colheita de soja no RS, e a projeção de volume a ser colhido segue desanimadora em razão da estiagem. Das regiões que se calculou o tamanho do prejuízo no último conjuntural da Emater, a de Passo Fundo soma quebra de safra estimada em 50% sobre a expectativa inicial. Na de Caxias do Sul, há redução de 35% na produtividade. Considerando todo o Estado, a queda deve ser de 43,84%, o que representa 11,2 milhões de toneladas.
Dos cerca de 6,3 milhões de hectares plantados, a grande maioria (83%) está nos estágios reprodutivos, que são os de maior demanda hídrica.
A 13ª Abertura Oficial da Colheita da Soja está marcada para o próximo dia 7 de março, no município de Tupanciretã, também bastante afetado pela falta de chuva. O ato simbólico da colheita ocorre às 14 horas, na lavoura da Granja Guajuvira da Cultivare Agronegócio. Já a solenidade com o pronunciamento das autoridades ocorre na sequência, na Associação dos Funcionarios da Cocevvil Comércio de Cereais Ltda (Afuco), onde serão recepcionados todas autoridades presentes e convidados.
*Colaborou Carolina Pastl