A produção agropecuária está entre as atividades essenciais, que poderão ser mantidas mesmo com a bandeira preta. Mas com o decreto que entra em vigor neste sábado (27), há algumas mudanças nos órgãos do setor e em atividades programadas.
Na Secretaria da Agricultura, o serviço de inspeção segue com 100% dos servidores. No Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), é reduzido a 50% e, nas demais áreas, 25%. O horário de atendimento externo segue inalterado – haverá revezamento dos agentes, explica Rosane Collares, diretora do DDA.
Outra modificação que ocorre é no calendário de provas e atividades do cavalo crioulo. De hoje até 12 de março, ficam suspensas, conforme decisão da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), diante do agravamento da pandemia no Estado.
Também estão temporariamente suspensas as atividades do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxico, conforme anunciou o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) na quinta-feira (25). O motivo: evitar aglomerações. Presidente da entidade, Iro Schünke explicou que a prioridade é "a saúde e segurança dos produtores e também dos trabalhadores que atuam na coleta".
*Colaborou Isadora Garcia