Depois de oferecer a possibilidade de prorrogação de financiamentos de pessoas físicas e jurídicas, além de micro e pequenas empresas, o Banrisul decidiu conceder a possibilidade de postergar a data de vencimento para o crédito rural e imobiliário, diante do cenário trazido pela pandemia do coronavírus. No caso dos produtores, a medida vale para linhas de custeio e de investimento com recursos próprios da instituição não contemplam as do BNDES _ que teriam de ser pagas em março, abril e maio. O prazo fica alterado para o dia 20 de julho. A solicitação poderá ser feita pelo aplicativo do banco.
— Acompanhamos com toda atenção a relevância do agro para a economia do Estado. Neste momento de crise, temos certeza de que é setor que vai ajudar na superação. E os agricultores já vinham sendo afetados pela estiagem — explica Robson Oliveira Santos superintendente-executivo de crédito de agronegócio do Banrisul.
O executivo acrescenta que a nova data foi pensada para dar tranquilidade ao produtor neste momento para que, em julho, se possa olhar para as operações e, se necessário, aplicar as melhores medidas previstas no manual do crédito rural. Também é esperada para os próximos dias a possibilidade de incluir os financiamentos de linhas do BNDES na medida.
A prorrogação não afeta os pedidos de seguro, entre os quais o Proagro, encaminhados ao Banrisul por conta da estiagem.
— Isso segue inalterado, e o banco está fazendo força-tarefa para dar conta da demanda. Também já buscamos junto ao Banco Central flexibilidade em relação às regras de vistoria do Proagro, com várias sugestões — frisa Santos.
Como acessar
- No aplicativo do banco, no menu, deve ser buscada a palavra empréstimo. Depois, o item Repac Agro
- A solicitação pode ser feita até o dia 30 de abril