A primeira vinícola do país a conquistar prêmio em competição com apoio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho neste ano é gaúcha. Localizada em Flores da Cunha, na Serra, a Gazzaro abriu a temporada de distinções de vinhos e espumantes do Brasil na 2ª edição do Concurso International Awards Virtus, em Portugal, como destaca a Associação Brasileira de Enologia (ABE). Fundada há 27 anos pelos irmãos Ademir, Ladair e Vanderlei Gazzi, a empresa ganhou medalha de ouro com vinho fino branco chardonnay.
— É mais um motivo para sabermos que estamos no caminho certo e mostrar para o mundo que no Rio Grande do Sul temos vinhos de qualidade — afirma Vanderlei Gazzi, um dos proprietários da vinícola.
Os irmãos são a quarta geração da família com atuação na vitivinicultura. A tradição começou com o bisavó Luigi Gazzi, que veio da Itália para o Brasil.
— Também vimos nosso pai colhendo uva, produzindo vinho e seguimos com esse foco — detalha Vanderlei.
Hoje, a vinícola produz 1,5 milhão de litros de vinhos finos, de mesa e espumantes no ano. Do total, 88% são de vinho de mesa. Grande parte da matéria-prima utilizada na fabricação vem de parceiros.
A bebida reconhecida é feita a partir da variedade chardonnay, a rainha-mãe das uvas brancas, segundo Gazzi.
— É um vinho seco com toque aveludado — descreve.
A vinícola também abre o espaço para visitação do público. As vendas são feitas na empresa e em lojas especializadas.
Colaborou Leticia Szczesny