Nascida em Sapiranga, no Vale do Sinos, Deisi da Costa, 30 anos, precisou apenas de uma taça para se apaixonar pelo mundo do vinho. A bebida feita a partir da uva motivou mudanças na vida da hoje sommelier, que acaba de ser escolhida a melhor do ano, em premiação organizada pela regional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). O evento escolheu ainda outros sete destaques (veja abaixo).
Deisi, que atua na Adega Refinaria, de Bento Gonçalves, na Serra, conta que o interesse pela profissão surgiu em 2011. Na época, ele cursava Psicologia. Mas se rendeu ao universo do vinho depois de apreciar um rótulo:
— Provei um vinho e comecei a estudar a bebida. No dia seguinte, já comprei pilhas de livros e, no mês seguinte, me mudei para Bento Gonçalves.
Além da formação obtida na Serra, a sommelier foi buscar conhecimento também fora do país, em duas ocasiões diferentes, uma na Inglaterra e outra na Nova Zelândia. Também treinada pela ABS-RS, ela diz que o prêmio recebido "é a confirmação do trabalho e da escolha" feita:
— O sommelier é um grande tradutor . É a pessoa responsável por traduzir o trabalho do enólogo, aquele terroir, a tipicidade da uva, o trabalho de várias pessoas envolvidas.
O sommelier é um grande tradutor . É a pessoa responsável por traduzir o trabalho do enólogo, aquele terroir, a tipicidade da uva, o trabalho de várias pessoas envolvidas.
DEISI DA COSTA
Sommelier
A solenidade de entrega dos troféus foi na noite de quarta-feira (20) no Campus da Unisinos em Porto Alegre. No total, foram oito categorias. A escolha dos vencedores teve duas fases. Na primeira, houve votação popular. Os cinco mais lembrados em cada categoria foram submetidos a júri formado por diretores e associados da entidade, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião. Houve ainda mais duas homenagens especiais feitas pela diretoria da ABS-RS. Para a embaixadora do ano, a instagrammer Gabriele Negri, e menção honrosa para o enólogo João Valduga.
— Esse tipo de iniciativa estimula um setor que precisa se renovar constantemente — avalia o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.
Para o consumidor, a dica da melhor sommelier é:
— Abra a garrafa e sinta-se livre para observar se aquela é ou não a sua preferência. O sommelier mostra o caminho, mas não pode induzir o paladar.
Os escolhidos
- Melhor Sommelier: Deisi da Costa, de Bento Gonçalves
- Melhor Carta de Vinhos: Dionísia VinhoBar, de Porto Alegre
- Melhor Carta de Vinhos Brasileiros: Spa do Vinho, de Bento Gonçalves
- Melhor Vinícola: Pizzato, de Bento Gonçalves
- Melhor Loja de Vinho: Vinhos do Mundo, de Porto Alegre
- Melhor Experiência de Enoturismo: Enoturismo Miolo, de Bento Gonçalves
- Destaque do ano de 2019: Dionisia VinhoBar, de Porto Alegre
- Personalidade do ano de 2019: Felipe Bebber, de Flores da Cunha
Distinções entregues pela diretoria da ABS-RS
- Embaixador(a) do Ano: Gabriele Negri, de Farroupilha
- Menção Honrosa: João Valduga, da Vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves
Atenção: acesse o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não está mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.