Dois irmãos gêmeos que cuidam de vacas também gêmeas estão entre os personagens que fazem a história da 42ª Expoleite e 15ª Fenasul, no parque Assis Brasil, em Esteio. Lucas e Bruno Silvestrin de Souza, 19 anos , são estudantes de Zootecnia e cuidam de perto dos exemplares da Granja Tang, de Farroupilha, na Serra, que participam das feiras.
Nesse grupo estão as “manas” Morgana e Espoleta. Também faz parte do plantel a veterana Evelin, que com 10 anos de idade está na sexta cria e segue produzindo, tendo superado a marca de 60 mil litros de leite.
Em outra ponta do pavilhão do gado leiteiro, o médico veterinário George Peroty preparava uma novilha da propriedade de Elias Spada, de Ibiraiaras, no norte do Estado, para a prova de morfologia, fazendo a tosquia do pelo.
— É como se fosse uma preparação para um concurso de miss. A gente enaltece as qualidades do animal — compara, explicando que os jurados avaliam itens como arqueamento das costelas, abertura peitoral e garupa do animal.
Presidente da Gadolando e proprietário da Granja Tang, Marcos Tang explica que arqueamento das costelas mostra a capacidade digestiva do animal, importante na conversão do alimento em produção de leite.
Hoje, outra competição tradicional deve movimentar as atividades no parque: é o concurso leiteiro, que premia a vaca com maior produtividade de leite.
As feiras, que seguem até o domingo, com entrada franca, reúnem ainda classificatória do Freio de Ouro, provas do cavalo árabe, rodeio e multifeira.