Com a inauguração nesta terça-feira (23) do AgTech Garage, hub de inovação no Vale do Piracicaba (SP), nasce também uma parceria com o Sicredi. A instituição será um dos aceleradores do espaço, focado nas startups do agronegócio.
– Não é só um aporte financeiro. Teremos pessoas do Sicredi lá dentro – explica Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste.
Com atuação na região da divisa de Paraná com São Paulo, o Sicredi foi convidado a se tornar um investidor do AgTech Garage. Port credita essa busca pela instituição às credenciais que tem, como a proximidade com o setor primário, sendo o principal financiador do Pronaf no país e terceiro maior nas linhas de crédito rural como um todo.
– Não temos dúvida de que o lançamento da AgTech Garage será um marco para o ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio brasileiro – acrescenta José Tomé, cofundador da AgTech Garage.
O Vale do Piracicaba, onde está instalado o hub, é considerado a versão brasileira do Vale do Silício, nos EUA. Concentra startups, investidores e espaços de inovação ao colocar lado a lado centros de pesquisa, empresas e instituições de ensino, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP(ESALQ/USP).
– O grande objetivo da participação é o ganho que o associado pode ter. Aumento de produção, gestão de propriedade, o produtor familiar ainda é muito carente desse tipo de recurso – diz Port.