![Félix Zucco / Agencia RBS Félix Zucco / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25225423.jpg?w=700)
Com a cultura buscando seu espaço em meio à produção nacional, o Rio Grande do Sul se consolida como um dos polos de desenvolvimento das oliveiras. E os frutos dessa aposta poderão ser conferidos neste sábado (27) na Feira do Azeite Novo, na Capital. Azeites extra virgem da safra 2019 e as novas marcas do Rio Grande do Sul estarão em exposição.
Além de tirar uma provinha, consumidores poderão adquirir os rótulos – são 20 marcas diferentes.
– A grande vantagem para o consumidor é que terá acesso a azeite fresco, recém processado – pontua Paulo Lipp, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria da Agricultura.
Neste ano, o Estado deverá produzir entre 160 mil e 180 mil toneladas de azeite. Além da quantidade, bem superior à da safra passada, quando foram processados 58 mil litros, a qualidade também é considerada superior.
Ao longo da semana, ainda eram realizadas colheitas de azeitonas. Atualmente, o cultivo ocupa área estimada de 4,5 mil hectares, com Campanha e Serra do Sudeste entre os polos mais expressivos.
A feira do azeite será na Secretaria da Agricultura, na Avenida Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, Porto Alegre, das 10h às 14h. Também no sábado, o Instituo Brasileiro de Olivicultura elege nova diretoria.