Tem classificação de dupla gaúcha nos Jogos Equestres Mundiais, nos Estados Unidos. O cavaleiro Roberto Jou e o cavalo crioulo F5 Licurgo Tapajós, o Loiro, da cabanha Marca dos Santos, participaram das classificatórias da competição individual de rédeas, e alcançaram a média de 221. A nota garantiu a presença da dupla na final do campeonato, um feito importante pois mostra que a raça crioula possui as qualidades necessárias para competir em alto nível.
Foram 63 duplas competindo por 20 vagas na final da competição individual de rédeas, que será no sábado (15). Roberto se classificou entre os 15 primeiros, empatado na 14ª posição com outros dois competidores. Hoje, competidores disputam na repescagem as cinco vagas restantes.
Jou se diz emocionado com o apoio da torcida gaúcha pelas redes sociais e também pelo reconhecimento dos comentaristas americanos, que fizeram elogios à velocidade e às boas freadas da raça na prova de ontem. Para a final, só participar não é o suficiente, o cavaleiro quer medalha:
— Eu vou arriscar, vou buscar o pódio. Não viemos aqui só para apresentar um bom cavalo, e sim para mostrar que ele merece ser considerado um dos melhores cavalos do mundo.
*Produção: Letícia Paludo