A poucos dias do 20 de setembro, a imagem da bandeira do Rio Grande do Sul rasgada, na entrada do Parque de Exposições Assis Brasil , em Esteio, chamou a atenção de quem passava pela Expointer. A feira, uma das mais importante do agronegócio no país, começou no último sábado (25) e vai até o próximo domingo (2).
As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do município de Esteio são hasteadas na entrada do parque Assis Brasil. O fato de a bandeira gaúcha estar rasgada incomodou o visitante, que entrou em contato com GaúchaZH.
Procurada, a direção do parque disse que foi comunicada do problema nesta quarta-feira (29) pela manhã e já providenciou a bandeira reserva para fazer a troca.
— Fizemos manutenção antes da feira das bandeiras, mas ela acabou rasgando por causa do vento — explica Volmir Rodrigues, administrador do parque.
A operação é complexa diante das dimensões da bandeira: 14 metros de altura por 20 metros de comprimento. E sobre um possível questionamento pelo fato de a bandeira não estar a meio mastro, em razão da morte de Paixão Côrtes, Rodrigues explica que isso não foi possível em razão de o símbolo estar preso em um guindaste:
— Mas a bandeira está levemente abaixo da do Brasil.
Um detalhe: se a reserva sofrer com a ação do vento, não existe uma terceira bandeira para trocar.