Ausente na cerimônia de abertura, o presidente Michel Temer circulou nesta quita-feira (3) pela Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP). Uma das principais vitrines do agronegócio, a feira termina hoje com a expectativa de crescer até 8%, batendo o resultado de 2017, quando as vendas somaram R$ 2,2 bilhões.
Durante sua passagem pelo parque, Temer disse que recebeu do presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, a informação de que a instituição — que responde por 60% do crédito agrícola — havia superado R$ 1 bilhão em propostas de financiamentos.
Jogando para a torcida, ressaltou o "trabalho extraordinário" do agronegócio, setor considerado com o principal responsável por trazer o Produto Interno Bruto (PIB) para o campo positivo em 2017, com alta de 1%, ante quedas nos dois anos anteriores. Também aproveitou para fazer pose dento de máquinas em exposição (foto).
Ainda que estivesse em um ambiente mais favorável, o presidente não escapou de responder a perguntas espinhosas. Questionado sobre o depoimento que a filha Maristela Temer daria à Polícia Federal sobre obras de reformas em sua casa, respondeu:
— Registrem o meu sorriso.
Os resultados da Agrishow serão anunciados nesta tarde, mas a cotabilidade do BB anunciada pelo presidente alimenta as estimativas de aumento de negócios em relação ao ano passado. A projeção é de que mais de 150 mil visitantes tenham visitado a exposição.