As ferramentas da agricultura de precisão permitem o monitoramento e a tomada de decisões em tempo real das operações de máquinas e equipamentos nas lavouras. Mas um detalhe é fundamental: é preciso conexão entre máquina, tecnologia e produtor.
Pensando na falta de cobertura no meio rural, a John Deere está lançando na Agrishow, feira do agronegócio que vai até sexta-feira em Ribeirão Preto (SP), o programa Conectividade Rural. O projeto leva internet ao campo, com a compra ou o compartilhamento de torres de transmissão por meio das concessionárias da rede – que terá uma central de operações, monitorando a atividade.
A iniciativa, em parceria com a empresa de telecomunicações Trópico, instalará torres de transmissão e repetidoras, de acordo com a necessidade de abrangência. Com sinal de wi-fi em frequência de 250 Mhz, as torres têm cobertura de cerca de 35 mil hectares. O serviço terá custo mensal, que integrará os pacotes de soluções da empresa. Os valores não foram divulgados.
— A conectividade disponibilizará o acesso ao equipamento, que se torna um hub de conexão à internet. O agricultor poderá fazer gestão de máquinas, agronômica e tomar decisões de negócios, de compra e venda, mesmo enquanto opera um equipamento na propriedade, por exemplo — detalha Eduardo Martini, gerente divisional de vendas da empresa.