Com a nova dosagem da vacina contra a febre aftosa ainda em fase de testes, a a campanha estadual de imunização começou com a fórmula de 5 ml. A cerimônia oficial foi em Barra do Ribeiro e contou com a presença do secretário da Agricultura, Odacir Klein.
A mudança de 5 ml para 2 ml foi anunciada pelo Ministério da Agricultura em janeiro. A medida veio após embargo dos Estados Unidos à carne bovina brasileira in natura, no ano passado. Entre os argumentos dos americanos estava o de que haviam sido detectados abscessos no produto.
Os testes da vacina com o novo parâmetro estão sendo realizados pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Rio Grande do Sul. O coordenador, Fabiano Barreto, explica que serão seis meses de experimentos, para só depois emitir um parecer:
– Temos uma fazenda em Sarandi (no norte do Estado), onde são testados os lotes produzidos.
A previsão é de que o resultado final saia em outubro. Por isso, e como há estoque da vacina com a composição de 5 ml, a mudança, na prática, deve ocorrer só no ano que vem. Para evitar problemas, a orientação da Secretaria da Agricultura é manter a higiene do equipamento e a temperatura adequada.
– A aplicação deve ser feita com a maior calma possível – acrescenta Fernando Groeff, coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da secretaria.
A meta é imunizar mais de 90% do rebanho de bovinos e bubalinos, de 12,99 milhões de animais.